Translate

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entrevista com Jefferson, fundador do Clube Rio Sul de Voo Livre e dono da Akakor, empresa de turismo e escola escola de aviação




Conheça um pouco da história do CRSVL ( Clube Rio Sul de voolivre)e da Akakor, empresa especializada em esportes radicais, especialmente em voolivre.Oferece aulas de voo em parapente e paramotor. Agora com loja em Bocaina de Minas-MG
A entrevista é com Jefersson O. Silva. um grande apioador e inverstidor no esporte aerodesportista.
Voa há 25 nos, ja voou de asa, trike, paraglider e paramotor. É instrutor de parapente e paramotor.
Adora voar,especiamente de paramotor e de fazer voos duplos.
Mas, além dos voos ele especialista em cavernas, beleza natural que existe com certa abundância na região de Bocaina de Minas.Então, se alguém quiser voar e explorar umas cavernas, é só agendar na AKAKOR.


Há quanto existe o clube de voolivre? Onde foi criado? Quem são os fundadores?
Foi fundado em 16 de agosto do ano 2006, em Volta Redonda-RJ. Foi fundado por mim.
Quantas diretorias têm e em que cidades estão?


No estado do Rio, em Parati, Angra dos Reis, e também em Bocaina de Minas em Minas Gerais, onde é também a sede atual, antes era em Volta Redonda .
Como funciona a diretoria? Existe um presidente na sede e diretores que representam o clube em outras cidades?
Temos eleição anual onde os associados com mais de 6 meses e quites com o clube podem votar. Continuo como presidente e Temos os diretores regionais, além de um secretário, que é de São Paulo. O clube atua em todos os locais, como se fosse um só. Os diretores cuidam dos interesses do vôo por lá. 50% da filiação dos associados de uma região ficam na cidade onde tem uma divisa do clube Rio Sul, de forma a ser utilizados nas necessidades de voos locais.

Quantos afiliados tem o clube?

Há uns 35, mas alguns estão inadimplentes.

O clube é reconhecido por algum órgão que cuida do setor de voo livre ou aerodesportismo?
Ele é cadastrado desde a sua fundação na ABVL associação brasileira de voo livre, que é parte do CB-Comite aerodesportivo brasileiro, que representa no país a FAI – federação internacional de aviação.
Quem pode integrar se ao Clube?

Qualquer pessoa que tenha interesse pelo esporte e todos os pilotos de qualquer tipo de aeronave. Poucos sabem, mas a asa delta e o parapente são designados como uma aeronave ultraleve não propulsionada.

Quais as vantagens um integrante tem ao se filiar ao clube?

Desconto em eventos do clube e da Akakor Adventure, exemplo, no evento de vôo livre realizado em julho, a inscrição era de 15 reais para sócios e de 35 para não sócios. Cada um ganha camisa, refeição, transporte, resgate, lanche e kit piloto. É mole, tudo 0800!

Qual o procedimento para ser membro?

Enviar por e-mail, foto, nome, identidade, endereço, tipo sanguineo, filiação e endereço, pagar a taxa anual de 120 reais, e se for piloto apresentar habilitação da ABVL em dia. A carteira do clube é enviada eletronicamente em ate 48 horas, úteis.

Você me disse que pretende levar o campeonato brasileiro de voolivre para Bocaina. Em que faze estão as negociações?

Várias cidades também querem, muitas têm um potencial turístico e hoteleiro imenso para oferecer, mas eu tenho um super point de voo, acredito que vai rolar, porque nem apresentei ao Brasil o point e os elogios são muitos e justificam esta minha avaliação. Elogios que não vieram de qualquer um, vêm dos profissionais, do pessoal que sabe o que diz e de quem faz a aviação acontecer no país. Por isso estou confiante, além de quê, sou muito respeitado no meio da aviação no país pelos trabalhos que já realizei e o numero de eventos que fiz.
E continua realizando por esse belíssimo e prazeroso esporte.

Como que está vinculada a Akakor ao Clube? São conectados de alguma forma ou são coisas independentees?

A AKAKOR ADVENTURE é minha empresa de anos de aventura, já estive na Adventure Sports Fair, a maior feira de turismo de aventura da América do Sul,- e estarei lá novamente em setembro-, quando tive o stand lá lancei um jornal MOMENTOS de ecologia esportes de aventura lá eu lancei e distribui para todas as empresas e operadoras de esportes de aventura do país. A tiragem do jornal era de 10.000 exemplares, foi um sucesso, uma grane repercussão e aceitação. Mas seguir em frente foi difícil por que a grana é curta, mas valeu e fez a Akakor ser muito conhecida.
Na ocasião foi criada a ABETA, associação brasileira da empresas de turismo de aventura, foi quando se iniciou a normatização dos esportes no país, onde esse foram divididos em 9 áreas sendo que eu fiquei responsável pelo vôo livre na época.
Com a Akakor eu faço, organizo e banco os eventos e o clube cuida da parte técnica, daí o clube sempre vai se fortalecendo no vácuo da Akakor e juntos, somamos uma boa parceria. Enquanto eu for presidente do clube, a Akakor sempre levará o clube avante.

Há quanto tempo existe a Akakor Adventure?

A uns 5 anos com este nome. Antes era uma empresa de aventura e marketing, aí mudei para Akakor.

O que é a Akakor, é uma agéncia de turismo, uma escola de voolivre?

A Akakor é uma empresa de turismo de aventura e escola de aviação com curso de Paraglider e Paramotor. O clube Rio Sul tem um instrutor de asa delta habilitado, aliás o único da região.

Você realiza voos duplos. Quem pode fazer e qual a antecedência mínima para se agendar? Faz só com uma pessoa ou tem que se formarem grupos?

Pode ser só com uma pessoa, tem que se agendar pelo telefone ou e-mail, porque sempre viajo e principalmente por que precisamos ter uma avaliação da previsão para os melhores e mais seguros dias. Todos assinam um termo de responsabilidade antes do voo, se for menor os pais devem assinar a autorização, se tiver chapado NÃO VOA. Na hora, se por motivos de segurança não der, fazer o quê, cancelamos e fazemos outro dia, segurança em primeiro lugar.

Alguém já tentou voar chapado?

Sim, tem muita gente que usa drogas e ou bebe antes de voar, aqui não rola isto.

O Evento de ultraleve e trike que pretendes realizar , será pela AkAkor? Quais são as burocracias (as específicas do aerodesportimo, voolivre de forma geral) a se enfrentar para se realizar um evento desses e também um de voolivre como o que acabou de realizar aí em Bocaína?

Todos os meus eventos têm o aval da ABVL, - WWW.ABVL.COM.BR se for de motor já é com a ABUL´Assoc Brasileira de Ultraleves- WWW.ABUL.COM.BR, que tem como presidente o maj. Albrecht gente finíssima e amigão meu. Ano passado a Akakor realizou junto com a ABUL o primeiro curso de instrutores de paramotor do país. Só faço eventos com todo sistema de segurança e logístico em cima, por isso todos vêm nos meus eventos, porque sabem que sempre tá tudo em cima, já fiz uns 20 eventos de voo.

Fale um pouco de como são esses eventos que do mundo “alado”. O que tem na programação? Quem pode participar? Se são eventos abertos ou exclusivos para pilotos?

Só faço eventos que chamo de ENCONTROS, onde todos voam, se divertem e se confraternizam sem clima de competição. Já fiz competições, mas nessas o pessoal força a barra para vencer e superar limites e é onde acontecem os acidentes. Sempre deixo uma estrutura de ambulâncias, resgate e transporte, rádios nas viaturas e ambulância, pouso e decolagem e sempre dou a todos um relatório com todas as informações de voos locais, condições de segurança, freqüências, telefones de contato e normas do evento. Meus eventos sempre dão certo, porque deixo tudo super claro antes, desde a divulgação no site da AKAKOR, o cara já sabe o que vai e o que não vai encontrar, sem decepções.
Piloto sem habilitação não participa dos meus eventos, nem voa aqui em Bocaina de Minas. Voo duplo aqui é proibido, a não ser para pilotos devidamente habilitados, em dia com a ABVL e para os sócios de clubes que tenham contrato de reciprocidade com o Clube Rio Sul.
Associados do Clube Rio Sul voam aqui de graça, visitantes pagam taxa de R$ 10,00 por dia de manutenção.

Não gosta realizar eventos de competição, mas e quanto sua intenção de velar o campeonato brasileiro de vôo livre para Bocaina?
Irei só trazer o brasileiro, não o realizarei, quem faz isto é a ABVL
Espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre o voo livre e parabéns pela iniciativa da entrevista, porque com certeza vai somar muito para o Voo livre. Eu sou profissional de vôo livre e faço isto de coração porque amo o esporte e atitudes como a sua são sempre muito bem vindas para o crescimento do esporte.
Sim, essa entrevista certamente vai ser uma “luz” para quem gosta de voar, especialmente para quem está começando a descobrir as maravilhas desse meio e que fazer um vôo duplo não tem nada de complicado. Obrigada por dispor de seu tempo ao Entusiasta. Valeu pelo apoio.

Mais sobre a Akakor, voos duplos e muito mais no http://www.akakor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste blog? Espalhe pela rede! Compartilhe-o! Valeu!

Share |