Foto Marcelo Montedônio |
Essa autorização permite o transporte de asa no em cima de veículos adapitados, o que até então era proibido. O custo para rodar com AET em rodovias federais é de menos de 15 reais e tem validade por um ano. Deve ser requisitada junto ao DNIT com pelo menos 3 dias de antecedência do uso, pois o sistema não registra de imediato o pagamento para a liberação da mesma.
A conquista da liberação do transporte de asa em veículos foi o resultado de um longo trabalho do piloto de asa Marcelo Montedônio, que vinha desde o ano passado batalhando junto aos órgãos competentes essa autorização.
Para facilitar o esse trabalho Marcelo foi nomeado Conselheiro da ABVL.Segundo ele, esse foi um trabalho espontâneo, em nome do voo livre. ele também dique que desde junho/81 que os pilotos vinham obtendo suas AET's e as autoridade simplesmente revogaram a resolução que permitia o transporte dentro da lei. Agora, pelo menos por enquanto, essa problema está resolvido. Essa conquista vai facilitar, melhor, já está facilitando muito a vida dos pilotos e de todos que curtem o voo de asa, que agora podem rodar tranquilos e documentados com suas asas abordo dos seus veículos sem temerem nada! Livres no céu e agora, na terra!
Confira mais informações no site da ABVL