Translate

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Primeira viagem a Bocaina de Minas-MG

O meu voo não rolou. As condições meteorológicas estavam desfavoráveis a tal atividade, mas como já havia planejado, não quis mudar a data, esperava que o tempo mudasse!!! O que não aconteceu, claro!! Invejei os pássaros negros, amantes das térmicas, os urubus, que estavam só deslizando diante das nossas rampas! O legal é  que lá senão rola voo, rola outras atividades são possíveis, no caso,  vistitamos uma pequena  caverna de acesso super fácil, mas muito legal e vistamos uma  cachoeira muito linda, localizada  na estrada que leva  às rampas,  muito convidativa  a um mergulho, mas foi fácil resistir, estava   bem frio no dia   da visita!


Fotos interior da caverna: André Manzoni
Interior de uma caverna que visitamos com seus habituais moradores, os morcegos!



Uma mini probélia da Mata Atlântica no caminho da cachoeira



Mata Atlântica preservada
Mas a viagem foi principalmente para conhecer este novo point do voo livre na região e saber do seu idealizador, Jefferson Oliveira dos seus novos projetos para colocar esta bela região mineira em evidência. 
Linda cachoeira de acesso rápido e fáci,   na estrada que  leva às rampas.
Cidade serrana, localizada região sul do estado de Minas, faz limite com o estado do Rio de Janeiro com os municípios de Resende, Itatiaia, e com os povoados de Mauá, Maromba, Maringá e Capelinha, e com o estado de Minas Gerais, com os municípios de Itamonte ( onde fica o pico pedra da mina com 2770m de altitude), Alagoa, Aiuruoca, Liberdade e Passa Vinte. Além de uma impressionante cadeia de montanhas, existem muitas nascentes  , dezenas de belíssimas cachoeiras, algumas cavernas e muitos trechos com Mata Atlântica preservada,onde é possível de se encontrar alguns animais que estão correndo risco de extinção, como o macaco muriqui.
As novas rampas estão no povoado de Santo Antônio do Rio Grande, que é um bairro de Bocaina, um pouco afastado. Uma área muito ampla com vários trechos planos circundados por elevadas serras e morros, muitos desses permitindo visualização em 360 graus. Um super visual. Na área das rampas dá para se voar a qualquer hora e em qualquer direção! Há bons momentos para os voos duplos, voos de iniciantes, e claro, voos para os mais experientes, isso tanto para asa, quanto a os glideres.
O Clube Rio Sul de Voo Livre, cuida do traslado até o ponto de decolagem e do resgate. É só agendar!
Estrutura próxima à cachoeira. Bem legal!
Cidade serrana, localizada região sul do estado de Minas.Fazendo limite com o estado do Rio de Janeiro, com os municípios de Resende, Itatiaia, e com os povoados de Mauá, Maromba, Maringá e Capelinha, e com o estado de Minas Gerais, com os municípios de Itamonte ( onde fica o pico pedra da mina com 2770m de altitude), Alagoa, Aiuruoca, Liberdade e Passa Vinte. Além de uma impressionante cadeia de montanhas, existem belíssimas nascentes de rios e dezenas de cachoeiras e algumas cavernas e muitos trechos com Mata Atlântica preservada. Onde é possível de se encontrar alguns animais que estão correndo risco de extinção, como o macaco muriqui.
Área das rampas
Para a galera dos motorizados ( ultraleves e trikes), há espaço, porém, a pista em questão ainda não está disponível.
Além de tudo isso, a região mineira oferece ainda ótimas pousadas e a tradicional hospitalidade mineira junto aos seus produtos como os queijos e a cachaça ( muitas de produção local e com sabores e aromas diferenciados), pão de queijo e muitos outros pratos típicos da culinária mineira.

Morro das rampas, paraíso dos voos!
O Clube Rio Sul, na pessoa de seu presidente e fundador, Jefferson, tem grandes projetos para alavancar o voo livre em Santo Antônio e um desses é a sediar uma etapa do campeonato brasileiro, além de realizar outros eventos para os amantes das alturas. Transcendendo o voo livre, há uma preocupação também em se enaltecer e divulgar as belezas naturais da região, cujo potencial turístico é grande, mas que ainda é pouco explorado, além de mostrar que a região tem potencial para a prática  de outros esportes radicais como o off road, rapel, rafting, entre outros.
A região é perfeita  para atividades de contato  com a natureza.  Vale a pena conhece-la e para os pilotos que se animarem a ter um espaço próprio   próximo às rampas, há o recém criado condomínio residencial para pilotos, cujos terrenos ainda estão  à venda. Mais detalhes no site da Akakor

Como não voei, terei que fazer o grande “sacrifício” de retornar a  Bocaina, só que desta vez, só com tempo 100% favorável aos voos. Voar é preciso!!!


Santo Antônio do Rio Grande, Bocaina de Minas
Confira no vídeo abaixo as imagens  das rampas de Bocaina. Um super visual. As imagens e narração são do Jefferson, o responsável pela criação de mais esse super point para  a prática do voo livre. Imagens realizadas pouco antes da realização do 1º Encontro de Voo Livre de Bocaina, realizado em julho deste ano.


Agradecimentos especiais aos pilotos  André Manzoni  e  Jefferson Silva, da Akakor. Ambos os pilotos são do Clube Rio Sul de Voo Livre. Valeu pela força!!!

Confira links complementares a essa matéria:
Fotos de Bocaina  e região no meu picasa : http://picasaweb.google.com.br/cmdterra/RampasDeBocainaDeMinasMG?feat=directlink

Informações sobre a região, condomínio residencial para pilotos e agendamento de voos com a akakor:
www.akakor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste blog? Espalhe pela rede! Compartilhe-o! Valeu!

Share |